Os Maiores Mitos e Verdades Sobre a Calvicie

Os Maiores Mitos e Verdades Sobre a Calvicie

A queda de cabelo é uma das coisas que mais incomodam as pessoas nos dias de hoje. Com isso, surgem muitos métodos e mitos relativos ao assunto. Vai expor aqui os mais conhecidos.

Os Maiores Mitos e Verdades Sobre a Calvicie

Mito – Filho de pai calvo será careca. 

Com a tricologia já é possível, por meio de um diagnóstico precoce e preciso, determinar o tratamento adequado para evitar a calvície.

Verdade – Caspa e seborreia aumentam no inverno.

Existem vários fatores que propiciam o aumento da caspa e da seborreia durante o inverno.

A menor exposição do couro cabeludo à luz solar favorece sua descamação. Banhos mais quentes e a alimentação com maior quantidade de açúcar e gorduras favorecem o aumento da oleosidade.

Mito – Cortar os cabelos mensalmente acelera o crescimento.

O corte serve apenas para retirar as pontas danificadas, como as pontas partidas, mas não acelera o crescimento. Independentemente do corte, os cabelos crescem cerca de 1cm por mês.

Verdade – Lenços e bonés aumentam a oleosidade e podem causar calvície

Quando o couro cabeludo é abafado, ele produz mais óleo. Quem já tem o problema deve evitar o uso desses acessórios.

Mito – Tingir os cabelos provoca queda

Com a tecnologia os produtos de coloração alcançou níveis seguros e os coloristas estão sempre estudando para apresentar um processo mais seguro para evitar a queda.

Verdade – Secador e chapinha prejudicam os cabelos

Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborréia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 230ºC.

Mito – Cortar as pontinhas com freqüência dá força ao cabelo

Dependendo do corte, pode até afetar a raiz. Cortar as pontas duplas e as partes danificadas, da um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centímetro por mês, aparando as pontas ou não.

Verdade – Cabelos descoloridos ficam mais frágeis

No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados. Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixá-los ainda mais fracos

Mito – Cabelos brancos são mais fortes. Arrancar os fios é bom para se livrar deles.

A textura dos cabelos brancos é igual à textura dos cabelos de cor natural. Arrancar os fios so faz ficar mais careca.

Verdade – O uso de condicionador no couro cabeludo é prejudicial

Tudo que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para os fios deve ser usado no couro cabeludo. Cremes de pentear e xampus 2 em 1 também não devem ser usados no couro cabeludo.

Mito – É bom usar ampolas de vitaminas no xampu

Não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas. O ideal é uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

Mito – Alongamentos estragam o cabelo

Deve se ter muito cuidado. O melhor processo é o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintético, os problemas podem ocorrer na retirada do aplique. A cola utilizada sai com dificuldade. O cabeleireiro tem que ser muito cuidadoso.

E se esse processo for mal feito, há o risco de destruir os fios verdadeiros. O alongamento bem tratado não estraga os cabelos. O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola. O certo é que coloquem e retirem o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.

Verdade – Problemas de saúde são os maiores causadores de queda

Anemia, alterações da tireóide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pílulas anticoncepcionais podem derrubar os fios. Assim como os períodos pós parto, cirurgias, infecções ou febres altas, o estresse, as dietas radicais e as alterações hormonais.

Mito – Cabelos longos caem mais

Os cabelos longos são mais visíveis e embaraçam entre si, após a queda, dando impressão

de maior quantidade de fios caídos.

Verdade – Água quente faz mal para os fios

Ela contribui para o aumento da seborreia e pode causar queda. Água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno, tome banho com água morna. O maior problema é associar a água quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios.

Não use água muito quente e deixe o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possível. A conseqüência das altas temperaturas é a diminuição da oleosidade natural dos fios, que formam uma capa protetora.

Os Maiores Mitos e Verdades Sobre a Calvicie

Em termos: É preciso fazer hidratações semanais

Não é obrigatório, mas, depende do estado das madeixas. Se estiverem necessitando, sim. Cabelos sensibilisados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as máscaras e tratamentos profundos, são uma excelente alternativa.

Mito – Cortar cabelo considerando as fases da lua é bom.

As fases da lua nao influenciam os cabelos.

Verdade – Estresse pode causar calvície.

Esta situação ocorre quando o estresse é o fator primário da queda, que pode acontecer até um ano após o desgaste emocional. O estresse está presente também, com frequência, como fator desencadeante da causa genética.

Mito – É proibido lavar o cabelo todo dia

O hábito de lavar a cabeça diariamente é saudável porque vivemos em um país tropical, com temperaturas medianas quase o ano todo.

Em termos – É necessário usar xampu anti-resíduos

Se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Quem usa apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação, é indicado esse produto uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Mito – Dormir com os cabelos molhados apodrece a raiz.

Dormir com o cabelo molhado, não é bom para o cabelo e nem para a saúde, pode pegar um resfriado.

Verdade – Alimentação influencia

A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar à queda. Uma alimentação balanceada especialmente rica em proteínas e vitaminas antioxidantes mantém os cabelos fortes e saudáveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C. Para o bom funcionamento das glândulas sebáceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.

Mito – Escova definitiva ou progressiva faz cair os cabelos

Se o procedimento for realizado por um profissional treinado e com produtos legalizados não há problemas. Realizar um teste prévio no fio é fundamental antes do procedimento.

Verdade – Prender o cabelo com força estraga os fios

Pessoas que têm os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás . Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas, amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.

Mito – Não existe tratamento que faça nascer cabelos

A medicina já tem condições de reverter a calvície,e quanto mais precoce for o tratamento, melhor será o resultado. Desconfie de tratamentos milagrosos e prometem resultados imediatos.

Em termos – A menopausa faz cair cabelos.

O período de menopausa é de ajuste natural da diminuição dos hormônios femininos, assim, poderá haver perda transitória dos fios de cabelo.

Verdade – A oleosidade natural do cabelo é o melhor hidratante que existe.

Conhecida cientificamente como emulsão epicutânea, é produzida no couro cabeludo e composta de gordura, água e sais minerais.

Mito – Os cabelos se acostumam com a utilização contínua de um mesmo xampu

Para cada couro cabeludo há uma indicação específica de xampu, oque acontece são os resíduos que acumulam, sendo necessário o uso do xampu anti-resíduos.

Verdade – A caspa favorece a queda.

Caspa excessiva e não tratada pode sim ocasionar queda.

Mito – O uso das perucas prejudica os cabelos

As perucas podem ser usadas, quando necessário, sem prejuizo para os cabelos e couro cabeludo.

Devem ser evitados os processos de entrelaçamento que tracionam os fios. As perucas devem ser lavadas e arejadas com frequência, evitando-se, assim, a contaminação por insetos ou fungos.

Por fim, recomendamos assistir a este vídeo que mostra algumas dicas sobre remedio para queda de cabelo: